Vacinas contra Covid - Bahia tem recebido menos doses do que estados com população menor

Vacinas contra Covid - Bahia tem recebido menos doses do que estados com população menor

Os critérios de distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde, não leva em consideração a quantidade proporcional a população.

De acordo com dados do último informe técnico com a 29ª pauta de distribuição de vacinas do Ministério da Saúde, datado de 8 de julho, a Bahia recebeu 172.950 doses. Enquanto estados com população menor como o Paraná, que recebeu 220.960, o Rio Grande do Sul, que recebeu 210.320 ficaram com mais doses.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de uma audiência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara nesta quarta-feira (14). Ele foi questionado pelo deputado federal baiano Jorge Solla em relação à distribuição das doses. “Temos estados que receberam doses para vacinar entre 51% e 53% da população, e no outros extremo estados que já são 82,2% e até mesmo 101% da população. A Bahia recebeu para 62,2%”, disse o deputado.

“Como já que descemos dos grupos prioritários, que já receberam ao menos uma dose, já se discute para que se reveja esses critérios adotando só as questões da demografia dos estados, sem considerar os fatores de risco, porque já foram contempladas. E assim se tenha uma distribuição mais adequada dessas doses”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A próxima reunião, que pode alterar esses critérios, está prevista para o dia 29 de julho.

“O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu que existiu uma desproporção na distribuição de doses entre os estados. Esse é o primeiro passo que Salvador receba mais doses e consiga imunizar mais pessoas, acelerando a vacinação. Estamos todos aguardando o envio da quantidade de doses que não tinham sido enviadas, afirmou Leo Prates.

 

Jorge Roriz

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *