Uma xícara de café por dia ajuda a produção de ”gordura boa”, diz estudo

A revista especializada Scientific Reports, publicou um artigo de   pesquisadores ingleses informando  que uma xícara de café é suficiente para estimular a gordura marrom do corpo, que tem papel fundamental na queima de calorias.

Segundo os autores do artigo, poderão ajudar em estratégias de combate ao acúmulo de peso.

A gordura marrom funciona de maneira diferente, produz calor queimando açúcar e gordura. Muitas vezes, em resposta ao frio”, explica, em comunicado, Michael Symonds, professor da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e um dos autores do estudo científico.

No estudo, os cientistas realizaram uma série de análises com células-tronco para verificar se a cafeína teria esse efeito. A equipe confirmou a hipótese, encontrou a dose que considerava certa e investigou nos testes em humanos.

Os resultados foram positivos e, agora, precisamos verificar se é a cafeína, um dos ingredientes do café, que está agindo como estímulo ou se existe outro componente da bebida que ajuda na ativação da gordura marrom. Atualmente, estamos estudando os suplementos de cafeína para testar se efeito é semelhante”, diz Symonds. “Uma vez que tenhamos confirmado qual componente é responsável, ele poderá ser usado como parte de um regime de controle de peso ou de um programa de regulação da glicose para ajudar a prevenir o diabete”, afirmou  Michael Symonds, professor da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham e um dos autores do estudo científico.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.