TCI: quem são os salvadores da pátria?

TCI: quem são os salvadores da pátria?

6-1

A TCI ou Terapia Comuntária Integrativa, pode ajdar a comunidade a se organizar melhor a partir da maior consciencia dos seus membros que através do processo terapeutico podem refletir sobre seus problemas pessoas e cominitários criando uma rede de ajuda e superação das dificuldades, pois como bem sabemos nem todos vivem em uma condição de igualdade, tranquilidade e garantia de direitos. Dizem que o Brasil é um pais  emergente. Emergente para quem? Ao que parece essa ideia não se aplica a todos os brasileiros, a maioria continua ainda se afogando nos sofrimentos causados por um modelo deturpado da presença do estado na vida das pessoas.

Quem deveria esta cuidado dos interesses do bem comum se volta para seus próprios interesses ou dos seus grupos e correligionários. Muitos destes políticos são os chamados populistas, são os tais que saindo do seio do povo pobre se transformam em salvadores da pátria, mas na verdade quando se encontram em uma posição de destaque mudam de lado rapidamente se esquecendo que suas raízes foram plantadas lá no seio dos humildes.

Os salvadores da pátria ao primeiro momento podem parecer cavaleiros da honestidade, só eles são puros, todos os demais são corruptos, apontam o dedo santo para quem ousa corrigir lhes o discurso falso mas convincente e se impõe, aos que percebem seu truque, pela ousadia ameaçadora, o ato teatral é convincente e o farsante assume o papel com convicção, e população precisa ficar alerta para não cair em suas garras.

Quando éramos crianças, acreditávamos em papai Noel e hoje ainda acreditamos em alguém que vai nos salvar das dores, angustias e sofrimentos e sabendo dessa necessidade e carência o que não faltam são paraquedista em busca de auto promoção. Consiciecia e senso critica é o caminho para se livrar dessas armadilhas. O  poder estÁ nas mãos de quem se conhece,  sabe ser  participativo e atuante  na sociedade.

A Terapia Comunitária é uma maneira de despertar essa consciência. Vrou política pública de saúde, em nível federal, a partir de 2008. A rede de Terapia Comunitária no Brasil tem atuado nas áreas de saúde, educação e segurança pública.  Um caminho de libertação individual e comunitária através da partilha dos problemas e da busca de orientações que possam levar a um vida mais plena e feliz.

Os polos da Bahia são: COFAM – Centro de orientação familiar que fica no situado no bairro Nazaré, e MISCBA – Movimento integrado de saúde comunitária da Bahia, localizado no bairro Comércio. Para saber mais sobre o assunto entre em contato com a responsável pelo polo Bahia- A terapeuta Graça Farani .(71) 9-88982675



 

O assunto foi tema do quadro “Saúde integrativa”, veiculado às terças-feiras pelo programa Saúde no Ar. na Am 840  e Rádio Web Saúde no ar. Sintonize!



 

Ouça o comentário de Graça Farani, Terapeuta Comunitaria: 

Graças Farani López  Terapeuta-Coorda do MISC  BA

A Terapeuta Comunitária, Maria das Graças Farani López, responsável pelo pólo do estado, se dedica a pratica do cuidar e a rica diversidade humana de emoções, sentimentos e sonhos.

“A arte de cuidar é o ofício de promover os valores da vida que transcende toda limitação humana, e saber levar a esperança, nutrir a fé e a capacidade de resistir e superar as diversidades da vida sejam elas barreiras ou bloqueios na busca de alegria e vitórias”. Afirma.

 

 

Fonte: Internet

Foto: Internet 

Redação Saúde no AR 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *