Tabagismo e sua relação com doenças

Tabagismo e sua relação com doenças

Relatório feito em 2014 mas que continua válido para o  momento atual,  feito pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos listou 55 doenças que tem o tabaco como origem (conheça a íntegra do relatório – em inglês).

As doenças tabaco relacionadas são provocadas por mais de 4.700 substâncias tóxicas liberadas pelo fumo e identificadas em laboratório. O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, 30% das mortes por outros tipos de câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero), 25% das doenças vasculares e 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio.

“O tabagismo tem agravado a tuberculose hoje no Brasil, inclusive a mortalidade decorrente dessa doença. A Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) está trabalhando junto à área de tuberculose do Ministério da Saúde para capacitar as pessoas que dão o tratamento para essa enfermidade para que também abordem a questão de sua associação com o tabaco, potencializador do agravamento da tuberculose” diz Valeria Cunha, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA.

Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo são hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, complicações na gravidez, entre outras.

Fonte: https://saudebrasilportal.com.br

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *