Ministério da Saúde (MS) aprovou os procedimentos de vaginectomia e metoidioplastia para quem nasceu com o sexo feminino mas se identifica com o gênero masculino.
A autorização foi feita para o Sistema Único de Saúde (SUS) realizar a cirurgia e tratamento de “redesignação sexual” para homens transexuais — que nasceram biologicamente mulheres, mas se identificam com o gênero masculino
De acordo com a portaria nº 1.370 publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (24), esse tratamento foi incluído na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais.
Segundo a nova portaria, o paciente deve ter idade de 21 a 75 anos. Será necessário que o paciente entre com uma ação judicial pedindo a mudança de sexo.
A vaginectomia é um procedimento cirúrgico que remove toda a vagina ou parte dela. Já a metoidioplastia é um procedimento que inclui tratamento hormonal para fazer com que o clitóris se aproxime ao tamanho e à forma de um pênis.