Laboratórios Compartilhados

Laboratórios Compartilhados

site2

Quem se dedica à ciência na Bahia já dispõe do site Laboratórios Compartilhados, um novo ambiente on-line que abriga equipamentos científicos de todo o território estadual. Lançada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a ferramenta facilita a realização de estudos e pesquisas.

“Este espaço pode ajudar a fortalecer relações com instituições externas, uma vez que pretende atender a demanda baiana, mas também auxiliar comunidades científicas de outros estados”, afirmou o chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho. De acordo com a Secti, muitas vezes, materiais são enviados para análises em outras localidades brasileiras porque não se tem conhecimento da gama de equipamentos existentes na Bahia.

sitePor isso, espera-se que o barateamento e a maior dinamização nas pesquisas e estudos, realizados por cientistas que atuam no estado, sejam os primeiros resultados da iniciativa.

O diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), Manoel Barral Netto, ressaltou que o laboratório deve “facilitar a cooperação acadêmica e permitir maior interação com o setor empresarial”. Para o coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Gesil Amarante, “a deficiência que tínhamos na divulgação dos equipamentos científicos disponíveis deve ser sanada com o lançamento e evolução deste espaço”. 

No site Laboratórios Compartilhados, a busca pelos aparelhos já pode ser feita na página inicial. Os equipamentos são de propriedade de universidades, institutos de pesquisa e instituições de pesquisa privadas sem fins lucrativos.

Fonte: Secom

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.