Serotonina X Cortisol - Emoções negativas e positivas

Serotonina X  Cortisol - Emoções negativas e positivas

Muitas pessoas exageram na preocupação com a alimentação:

Ph da água…sem lactose… Sem glúten.. Sem açúcar…etc, mas esquece de se preocupar com as emoções sem controle.

“O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está nas suas CONDUTAS E ATITUDES.

O Dr, Juan Hitzig,  é um renomado gerontologista e professor da Universidade Maimonides ( universidade privada, localizada na Argentina) , dedica-se a estudar as causas da longevidade saudável.  Em seu livro, “Cinquenta e tantos” que por volta dos 50 anos atingimos o ponto biológico determinante que definirá a forma que envelhecemos.

Tendo estudado durante anos as características de pessoas saudáveis com idade bem avançada, chegou a conclusão de que todas elas tinham algo em comum em suas atitudes e forma de conduta. Verificou também que aqueles que envelhecem bem são  pessoas ativas, sociáveis ??e estão sempre sorrindo.

Dr. Hitzig desenvolveu um alfabeto emocional, partindo do princípio que determinadas atitudes geram Serotonina – neurotransmissor que melhora a tranquilidade de vida, nos mantendo longe de doenças e reduzindo a taxa de envelhecimento celular. Já outras atitudes envenenam o organismo provocando a liberação do cortisol, o poderoso hormônio do estresse, cuja presença prolongada no sangue é letal para as células arteriais e aumenta o risco de adquirir doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral.

Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo,explica:

“As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de SEROTONINA.

Enquanto as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CORTISOL, um hormônio “CORROSIVO” para as células, que acelera o envelhecimento.

As condutas “S” geram atitudes “A” – ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.

As condutas “R” pelo contrário geram atitudes “D” – depressão, desanimo, desespero, desolação.

Aprendendo esse alfabeto emocional lograremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.”

A alimentação saudável também ajuda nas emoções positivas e negativas. Os vegas afirmam que ao comer carne a pessoa fica com as vibrações negativas de pavor e tristeza que o animal passa no momento do abate. Existe a crença popular e com comprovação científica que a banana gera alegria, bem estar.

Será que tem relação?

A ciência comprova que 80% da  serotonina (neuro transmissor da felicidade) é produzida nos nossos intestinos.  É  também é do conhecimento científico que  os alimentos que contém fibras, ajudam na digestão e beneficia os intestinos. A  flora intestinal equilibrada,  melhora o funcionamento do intestino e facilita a produção da  serotonina. Se ao contrário uma pessoa tem constantemente constipação, o intestino está com muita toxina. O intestino saudável melhora o estado emocional.

Vídeo, encontrado nas redes sociais . Compartilhem.

 

Jorge Roriz

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *