A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), lançou, o Programa Águas de Camaçari, na Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe, na costa do município. A iniciativa integra o Projeto Casa Amiga dos Rios. O Águas de Camaçari visa unificar ações referenciais em rios, mares, nascentes e outros vívidos naturais, para facilitar a compreensão de estudantes e comunidade.
De acordo com a CPA, o programa é focado na educação ambiental e tem o intuito de proteger os recursos hídricos no município, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a responsável pelo programa, a engenheira sanitarista, Maressa Lacerda, este é mais um desafio, voltado para o desenvolvimento da educação Ambiental, “foi desafiador prepararmos a unificação de tudo o que fazíamos e trazer para dentro de um projeto maior. Quando vimos o produto finalizado, fez todo sentido. O Programa Águas de Camaçari abraça diferentes ações que já estão acontecendo, com o objetivo principal de proteger e preservar este bem”, destacou. Ainda de acordo com a pasta, os projetos Casa Amiga dos Rios e Protegendo as Nascentes farão parte do fluxo de trabalho nas comunidades.
De acordo com a coordenadoria, as primeiras oficinas do Projeto Casa Amiga dos Rios, acontecerão na localidade de Arembepe. Serão dois dias de imersão no tema águas e saneamento com os estudantes do ensino público e privado. No primeiro dia, serão realizadas apresentações, vídeos, jogos e discussões sobre a temática e no segundo, acontecem as atividades artísticas de pintura e desenho.