Saúde sem Fronteiras na Bahia

Saúde sem Fronteiras na Bahia

Saúde sem fronteiras em Simões FilhoO programa Saúde sem Fronteiras, que está em Simões Filho até o dia 4 de maio, está percorrendo os seis municípios da Região Leste de Saúde, levando a mamografia a mais de 15 mil mulheres. Somente em Simões Filho, a expectativa é que mais de três mil façam o exame.

Até o final da etapa em Simões Filho, profissionais da empresa prestadora do serviço, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e da prefeitura estão atendendo o público das 7h às 18h, inclusive aos sábados. A probabilidade de cura do câncer de mama é de até 95%, se a doença for detectada precocemente.

Para ser atendida, a mulher precisa ter entre 50 e 69 anos, faixa etária de maior incidência da doença. É preciso também levar carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Após o exame, se houver suspeita a partir da mamografia bilateral, a mulher é encaminhada para a ultrassonografia e punção e, caso confirmada a doença, o tratamento também é realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde.

Os dois primeiros municípios da região a receberem o Saúde sem Fronteiras este ano foram Camaçari e Pojuca. Os próximos serão Dias D’ Ávila e Mata de São João.

Para realizar os atendimentos, o programa itinerante conta com duas carretas, uma de apoio e outra com três consultórios, onde estão instalados os mamógrafos. Dois equipamentos enviam as imagens online para as clínicas onde os médicos emitem os laudos.

Fonte: Secom

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *