Portal Saúde no Ar

Saúde publica orientações e cuidados durante onda de calor

Com a onda de calor que atinge o Brasil, ao menos cinco capitais devem bater recordes de temperatura que devem passar dos 40°C, o Ministério da Saúde reforça medidas importantes, principalmente quanto à hidratação.

De acordo com a recomendação da pasta, a ingestão de água é fundamental porque o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é essencial. Devendo ter aplicação 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e deve e reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol.

Segundo a diretora Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Agnes Soares, até mesmo as pessoas que moram em lugares em que estão acostumadas com o calor têm de pensar em formas de se proteger durante o período de altas temperaturas.

“Idosos, crianças, mulheres grávidas, pessoas doentes ou acamadas são vulneráveis e merecem mais atenção. Idosos e crianças, por exemplo, têm muita dificuldade de reconhecer a sede. Por isso, é necessário oferecer água com muito mais frequência a eles”, alerta Agnes.

Cuidados essenciais:

– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;

– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;

– Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;

– A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;

– Use chapéus e óculos escuros;

– Proteja as crianças com chapéu de abas.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma página especial com mais recomendações. As orientações estão disponíveis também nas redes sociais da pasta.

Foto: Reprodução Ministério da Saúde

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe