Saúde e vida plena na 3ª idade

Saúde e vida plena na 3ª idade
O Programa – Em Sintonia desta Sexta-feira, (08.07),  faz um convite  à reflexão  sobre: A qualidade de vida da pessoa idosa, tendo como Tema: Saúde e vida plena na 3ª idade.
A entrevista com apresentação de *Patricia Tosta*  tendo como convidados: Liliam Vaz, Terapia Ocupacional, Especialista em reabilitação, membro da diretoria ABRaz- Associação Brasileira de Alzheimer, Diretora do Centro Terapêutico Plenitude Sênior e Coordenadora Técnica do Programa Unimed Ativa,  Gabriel Gerardi Spinola, Coord. de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Unimed, Administrador e Gestor Ambiental,Especialista em Gestão de Projetos Sociais (PMDPro) e Dr. Ricardo Nishimori, Médico da Família na Unimed, Prof. de Educação Física, Especialista em Nutrologia,  Mestre em Nutrição Humana e Especialista em Medicina da Família, apresenta os indicadores do aumento mundial da população idosa e a necessidade de políticas públicas e ações pontuais para atender essa demanda.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de idosos no País chegou a 32,9 milhões de pessoas. Os dados reforçam uma tendência de envelhecimento entre a população brasileira, inclusive, com o número de pessoas com mais de 60 anos no país superando o de crianças com até 9 anos. A saúde deste grupo deve ser encarada com prioridadeO Em Sintonia também apresenta o Unimed Ativa, programa desenvolvido pelo Instituto Unimed, com apoio da sua mantenedora, a Unimed Nacional e que oferece cursos gratuitos para idosos e cuidadores de idosos.
O programa Em Sintonia  acontece de segunda à sexta, das 9 às 9:55h, pela Rádio Excelsior AM 840.
Ouça pelo site da Rádio Excelsior
Ou baixe o aplicativo da Radio Excelsior
Participação ao vivo pelo WhatsApp: (71) 9-9681-3998.
Para receber informações do programa, entre no grupo do WhatsApp através deste link
E-mail: contato@patriciatosta.com.br
Programa Em Sintonia: divulgue, participe!
Saiba mais:

A Central Nacional Unimed (CNU), por meio de seu Instituto, intensificou as ações em prol da saúde de quem tem 60 anos ou mais. As iniciativas exclusivas para a terceira idade acontecem por meio do programa Unimed Ativa, em dois eixos de atuação: o curso de cuidadores de idosos e o Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso. Juntas, essas duas frentes de trabalho já possibilitaram o atendimento de centenas de pessoas desde 2014, e seguem recrutando interessados em todo o Brasil.

Unimed Ativa, oferece, gratuitamente e para qualquer interessado, desde qualificação profissional a atividades físicas e ocupacionais. A atividade foi modificada em meio à pandemia e além do novo formato, totalmente online para a segurança dos participantes, foram adicionados ao programa as ações de musicoterapia, prática e orientação nutricional, encontros com psicólogos e acompanhamento com fisioterapeuta e terapia ocupacional. Somente no Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso, atualmente, há 300 idosos divididos em turmas, que realizam de forma online e presencial, atividades duas vezes por semana, em múltiplos horários.

“Este é um programa que reforça a importância das ações em prol do idoso na sociedade. A cada ano recebemos o feedback de que as turmas estão cada vez mais motivadas, com uma vida mais saudável e ativa, já que é um ponto de encontro para cuidar da saúde do corpo e da mente. Importante mencionar que o grupo está sempre acompanhado de especialistas para monitoramento e acompanhamento regular”, diz Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da CNU.

Por ser online, qualquer pessoa acima de 60 anos, em qualquer lugar do Brasil, pode fazer parte deste programa. Para mais informações e inscrição, basta acessar: Programas Unimed 

 

Quando acontece?

Promovido em parceria com o Plenitude Sênior, o Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso conta com aulas onlines e gratuitas para trabalhar questões relacionadas ao envelhecimento de forma mais equilibrada e positiva. O seu objetivo é a estimulação física, cognitiva e emocional de pessoas com mais de 60 anos. Para isso, os idosos têm o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por educador físico, professor de dança, fisioterapeuta, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo. A socialização mantém a integração das pessoas mesmo a distância de forma ativa com momentos de partilha e troca de dicas entre si. Criando uma rede de apoio que ajuda a promover saúde.

Como participar do programa 

São atividades com 1 hora de duração, duas vezes por semana.  Para participar, basta ter computador, celular ou de uma TV com acesso à Internet.  O programa é  é totalmente gratuito. As inscrições estão permanentemente disponíveis no módulo online, e para participar é necessário preencher um formulário com dados e perfil do participante. Há, ainda, uma fase para análise das informações e entrevistas para avaliação. Os interessados precisam  preencher  o formulário de inscrição  acessando o link:  Formulário inscrição:

Fontes: Instituto Unimed e Plenitude Senior

Redação: Saude no ar