Reafirmando seu compromisso em garantir uma educação de qualidade e para todos, a cidade de São Sebastião do Passé (BA) ganhou destaque pela boa avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB – 2021). Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional do Ministério da Educação (INEP), apontam que, no parâmetro de avaliação dos anos iniciais, a cidade atingiu 5,0 pontos. Ficando à frente dos municípios de Candeias (BA), Madre de Deus (BA) e São Francisco do Conde (BA). A avaliação do IDEB se consolida como uma ferramenta indispensável para mensurar a qualidade do aprendizado das redes públicas e privadas de cada região. Bem como estabelecer metas para a melhoria do ensino. As ações voltadas para educação do município incluem a formação continuada dos professores, a equiparação do piso dos educadores efetivos. A construção de cinco escolas e mais vinte e oito unidades reformadas durante o período pandêmico, visando um retorno escolar com segurança. Bem como boa infraestrutura, além de claro, um espaço que proporcione um ambiente de qualidade para os alunos.
Assim, apesar das dificuldades enfrentadas com o ensino durante a pandemia de covid-19, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) revela que o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) chegou 102% para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio.
Atualmente, a Bahia ocupa o 9º lugar no ranking nacional. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a nota subiu de 2,6 para 4,5, demonstrando crescimento de 73% no período. Dessa forma, no que se refere ao rendimento estudantil no Ensino Médio, a rede estadual de ensino alcançou o melhor índice da série histórica. Passando de 2,7, em 2005, para 3,5, em 2021. A Bahia ultrapassou 10 estados e está agora na 15ª posição, empatada com o estado de Minas Gerais.