Salvador tem mais de 1 milhão de pessoas com vacinação incompleta contra Covid-19

Salvador tem mais de 1 milhão de pessoas com vacinação incompleta contra Covid-19

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 1,3 milhão de pessoas, de diversas faixas etárias, não iniciaram ou completaram o ciclo vacinal em Salvador.

Em Salvador, pelo menos 38 mil crianças, com idade entre 5 e 11 anos, cadastradas para tomar a primeira dose, ainda não foram vacinadas. Além disso, não tomaram a segunda dose 235 mil cidadãos, com idade superior a 5 anos.
Outros 669,5 mil indivíduos, com idade acima a 12 anos, estão atrasados para receber a terceira aplicação. No caso da 4ª dose, 429,4 mil ainda não compareceram aos pontos de vacinação para completar o ciclo vacinal.

“A vacina não impede que a pessoa contraia o vírus, mas protege bastante contra os casos graves. As pessoas que estiverem com o esquema vacinal incompleto correm mais riscos de internamento em UTI e de evoluir a óbito. Estar vacinado é uma condição essencial para conviver com a doença, visto que a Covid-19 não vai desaparecer da noite para o dia. O que precisamos evitar é que as pessoas adoeçam de forma grave”, destaca Adielma Nizarala, infectologista da SMS.

 

Postos de Saúde, postos fixos e Drive Thru –

Para facilitar o acesso das pessoas às doses da vacina contra o coronavírus, além dos 83 postos fixos, foram retomados quatro pontos de imunização na modalidade drive-thru, e reinstalados três pontos fixos nas estações da Lapa e Mussurunga, além do Home Center Ferreira Costa (Paralela). Também prossegue o serviço Vacina Express, de vacinação domiciliar para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, com agendamento através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br .

A programação da vacinação contra a Covid-19 na cidade pode ser conferida diariamente nas redes sociais da Prefeitura ou site www. saude. salvador. ba.gov.br

Foto: Bruno Concha/Secom