Relógio mostra interior das veias em tempo real e acelera diagnóstico de doenças

Um dispositivo que mostra imagens em tempo real das veias e da corrente sanguínea, foi criado por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China.

A resolução dessas imagens é parecida com as de ressonância magnética e tomografia computadorizada, mas sem usar contraste ou radiação. Através de uma tela no relógio, é possível ver as veias em tempo real.

Segundo Lei Xi, coordenador da pesquisa, “Sistemas de imagem vestíveis em miniatura, como o que desenvolvemos, poderiam ser usados por centros de saúde comunitários para diagnósticos preliminares de doenças ou para monitoramento de longo prazo de parâmetros relacionados à circulação sanguínea em um ambiente hospitalar, oferecendo insights valiosos para informar tratamentos para diversas doenças.”

No futuro, a ideia é que seja desenvolvido um dispositivo que permita que as avaliações de saúde sejam feitas durante atividades como correr e pular, acelerando ainda mais o diagnóstico de doenças.

 

 

 

 

Foto: Lei Xi, Southern University of Science and Technology/Divulgação

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe