Reinfecções por Covid- 19 aumenta risco de casos graves e mortes

Reinfecções por Covid- 19 aumenta risco de casos graves e mortes

Reinfecções por Covid-19 aumentam probabilidade de problemas de saúde

Um estudo de uma universidade americana que se baseia nos registros de saúde de mais de 5,6 milhões de pessoas atendidas no Sistema de Saúde , concluiu que as pessoas com reinfecção de covid- 19, tem mais que o dobro do risco de morrer e três vezes o risco de serem hospitalizadas dentro de seis meses de sua última infecção.

O estudo se baseia nos registros de saúde de mais de 5,6 milhões de pessoas atendidas no Sistema de Saúde VA.

O médico Ziyad Al-Aly, epidemiologista clínico da Universidade de Washington em St. Louis, liderou a pesquisa, que foi publicada em formato preprint, antes da revisão por pares. Ele disse que decidiu fazer a investigação depois de ver as reinfecções se tornarem cada vez mais comuns entre seus próprios pacientes.

“Se você me perguntasse sobre reinfecção talvez um ano e meio atrás, eu diria que talvez eu tivesse um paciente aqui ou ali, mas que era muito, muito raro”, disse Al-Aly. Isso não é mais verdade, no entanto.

“Então, fizemos uma pergunta simples: se você pegou Covid antes e agora está em sua segunda infecção, isso realmente aumenta o risco? E a resposta simples é que aumenta”.

Al-Aly disse que não é o que as pessoas realmente pensam que acontecerá quando pegarem Covid pela segunda ou terceira vez.

“Existe essa ideia de que, se você teve Covid antes, seu sistema imunológico está treinado para reconhecê-lo e está mais equipado para combatê-lo, e se você tiver novamente, talvez isso não o afete tanto, mas isso não é realmente verdade”, disse.

Al-Aly diz que foi mais comum ver reinfecções entre pessoas que apresentavam riscos existentes devido à idade ou condições de saúde subjacentes.