Atualmente, a recomendação dO Ministério da Saúde para o médico contaminado , com ou sem sintomas, é ficar em isolamento por duas semanas. Queiroga pretende reduzir esse período de tempo. “Naturalmente que está em estudo na área técnica”, afirmou. Segundo Queiroga,
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA como na a França já adotam prazo menor de quarentena para assintomáticos.
A medida foi adotada num primeiro momento para evitar que a licença de médicos ou outros profissionais da área comprometesse o trabalho em hospitais diante da alta demanda provocada pela nova variante do vírus, a Ômicron
Ações para combater a gripe e a Covid.
Um grupo de mais de 2 mil prefeitos encaminhou ofício ao Ministério da Saúde com pedido de ajuda para enfrentar a alta de casos de covid-19 e gripe. No documento, os municípios solicitam apoio em três frentes: ampliação da testagem rápida para covid, da estrutura ambulatorial de atendimento e do estoque de medicamentos antigripais.
o secretário executivo do ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, informou que haverá reforço na testagem e frisou a importância de priorizar a atenção primária. Segundo Queiroga, a pasta deverá aumentar a oferta de testes.