Programa Saúde em Foco - Tema: Coronavírus

Nesta quinta- feira, 27/02, no Programa Saúde em Foco, Patrícia Tosta entrevistou o médico infectologista e clínico geral do Hospital Aliança,  Adriano Silva. O tema do programa foi Coronavírus.

O Coronavírus é um grupo de vírus que comum entre os animais. Em casos raros, ele é o que os cientistas chamam de zoonótico, o que significa que pode ser transmitido de animais para seres humanos, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.

Os primeiros coronavírus em humanos  foi identificado em 1960. O novo coronavírus foi identificado em dezembro de 2019. Com a confirmação do primeiro caso no Brasil, todos devem estar em alerta.

Sintomas de Coronavírus

O vírus afeta o sistema respiratório superior de leve a moderada, semelhante a um resfriado comum. Os sintomas do Coronavírus incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.

Exitem vários tipos  de Coronavírus:

A síndrome respiratória do Oriente Médio, também conhecida como vírus MERS, foi relatada pela primeira vez no Oriente Médio em 2012 e também causa problemas respiratórios, mas esses sintomas são muito mais graves. Três a quatro em cada 10 pacientes infectados com MERS morreram, de acordo com o CDC.

A síndrome respiratória aguda grave, também conhecida como SARS, é o outro Coronavírus que pode causar sintomas mais graves. Identificado pela primeira vez na província de Guangdong, no sul da China, de acordo com a OMS, causa problemas respiratórios, mas também pode causar diarreia, fadiga, falta de ar, dificuldade respiratória e insuficiência renal. Dependendo da idade do paciente, a taxa de mortalidade por SARS variou de 0 a 50% dos casos, sendo os idosos os mais vulneráveis.

O Covid 19 é o que está neste momento infestando o mundo em uma epidemia.

 

Ouça o áudio do Programa:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *