Portal Saúde no Ar

 

Professora impedida de assumir vaga por cota em concurso da UFBA toma posse

Aprovada pela Lei de Cotas, Lorena Pinheiro, chegou a ser homologada como primeira colocada do concurso para docentes, mas uma decisão liminar obrigou a instituição a nomear outra candidata para a vaga.

Apenas uma vaga foi disponibilizada para o departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas, que tem a Otorrinolaringologia como área de conhecimento — especialidade de Lorena e da outra candidata. A lei de cotas não permite cotas quando existe apenas uma vaga. Por esse motivo, a candidata que ficou em primeiro lugar em ampla concorrência ( fora da cota) entrou na justiça com um mandato de segurança contra a nomeação de Lorena, requerendo a vaga.

Ela foi empossada como professora da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), na tarde desta quarta-feira (6/11), após determinação da Justiça. A nomeação da médica foi publicada no dia 29 de outubro, no Diário Oficial da União.

Em documento assinado pelo reitor da Ufba, Paulo Cesar Miguez de Oliveira, Lorena Pinheiro foi nomeada para o cargo de professor adjunto A, Classe A, Nível 1, em regime de trabalho de 20 horas semanais, com lotação no Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da FMB.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe