Praticar sexo todos os dias melhora qualidade do esperma

Praticar sexo todos os dias melhora qualidade do esperma

praticas-sexoA prática de sexo diário melhora a qualidade do esperma e pode aumentar as chances de gravidez, aponta um estudo australiano. De acordo com os pesquisadores, oito em cada dez participantes apresentaram uma melhora média de 12% nos danos do DNA do esperma depois de sete dias de ejaculação diária.

A pesquisa foi realizada em um centro de tratamento de infertilidade – Sydney IVF – e apresentada em Amsterdã, na Holanda, durante um seminário da Sociedade Europeia para Reprodução e Embriologia. Para os estudo, foram analisados 118 homens com problemas de infertilidade.

Resultados mostram também que o esperma se tornou mais ativo durante a semana de análise, com um pequeno aumento na mobilidade.

No estudo, ainda foi analisado uma queda no número de espermatozóides no sêmen de 180 milhões para 70 milhões durante o período. Apesar da queda, os homens permaneceram no nível normal de fertilidade, segundo os pesquisadores.

O pesquisador e líder do estudo, David Greening, recomenda no geral, que os casais pratiquem sexo a cada dois ou três dias. O pesquisador salienta que prática diária do sexo melhora na qualidade do esperma, observada a partir da ejaculação, no entanto, os espermas acumulados durante dias podem apresentar mais deformações pois ficam expostos a radicais livres durante o tempo em que ficam armazenados nos epidídumos – pequenos canais localizados nos testículos.

Apesar dos resultados promissores, mais avaliações são necessários para identificar se os benefícios da ejaculação diária podem ser observados também em homens sem problemas de infertilidade, segundo Greening.

Ainda de acordo com especialista, fazer sexo todos os dias por muito tempo – um período quinzenal por exemplo – poderia reduzir demais o número de espermatozóides. Ele ainda orienta que “muito sexo diário” deve ser praticado no período de ovulação da mulher para aumentar as chances de gravidez.

David Greening destaca ainda que os resultados do estudo podem ter implicações para casais que estão fazendo tratamento de fertilização in vitro – devido os homens que passam por esse tipo de tratamento são aconselhados a não manter relações sexuais por pelo menos dois dias – isso contribuir para aumentar o número de espermatozóides na hora da ejaculação.

Fonte: BBC

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *