A Ioga é uma filosofia tão antiga que historiadores têm dificuldade em datar com precisão seu início. Alguns estimam que características mais antigas da técnica já existiam há 5.500 anos. É surpreendente perceber que essa prática atravessou tanto tempo e se mantém tão viva. Além de uma filosofia, é também uma forma de exercício para o corpo e a mente. E, agora, é também uma grande aliada no tratamento do câncer.
Um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Rochester, com pessoas que realizaram tratamento contra o câncer, mostrou que o grupo de pacientes que passou a fazer duas aulas de ioga de 75 minutos por semana, teve como efeitos a redução dos sintomas de fadiga (comum em pessoas com câncer) e a redução da probabilidade de retorno de um câncer vencido. “Assim como outras atividades físicas, a ioga é uma forma de manter o corpo em movimento, o que é comprovadamente positivo para a saúde. Como benefícios adicionais, a prática pode ter sua intensidade adaptada a diferentes realidades e, mesmo assim, ajudar a aumentar a frequência cardíaca, trabalhar musculares inteiros e aprofundar a respiração”, explica Luis Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
Pacientes com câncer frequentemente experimentam sensações desagradáveis, sejam físicas – pela própria doença ou pelos efeitos do tratamento – ou emocionais, com aumento de ansiedade, angústia e sintomas depressivos. Nesse sentido, buscar o bem-estar físico e emocional dentro das condições que o adoecimento traz, são medidas importantes para melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento. A Ioga pode ser, portanto, uma importante terapia complementar e forte aliada aos pacientes com câncer. O principal objetivo da Ioga é criar conexão e harmonia entre corpo, mente e espírito. Pratica-la traz poucas restrições, já que pode ser adaptada às mais diferentes condições físicas. Existem práticas mais vigorosas, e as mais acessíveis, para quem não tem o hábito de se exercitar ou até mesmo está em um momento mais vulnerável. É o caso de idosos e pacientes que venceram o câncer. Para essas pessoas, a Ioga se mostrou muito positiva. “A prática pode não apenas tornar nossos músculos e articulações mais flexíveis, mas também promover relaxamento intenso e maior controle das emoções”, finaliza o especialista.
Da Redação