Porto Velho registra cerca de 2 mil casos de hepatites virais

Porto Velho registra cerca de 2 mil casos de hepatites virais

Um total de 2576 casos de hepatites virais foram registrados em Porto Velho ao longo desses 15 anos, segundo um levantamento realizado pela prefeitura local. Dessa totalidade, 733 foram diagnosticados com o vírus da hepatite A e 1172 apresentaram a hepatite B. Já 529 foram detectados com o vírus da hepatite C. Devido ao alto índice de infectados no município, e também em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais – lembrado nesta terça-feira (28), o governo e a prefeitura realizam várias ações de prevenção e controle da doença.

A ação que iniciou no auditório do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, na Zona Sul da capital, contemplou alunos, professores e usuários da instituição com testes gratuitos nesta terça-feira (28).

A mobilização se estende ainda às 206 unidades de saúde do estado com realização de testes segundo o chefe de Núcleo Programa Estadual de DST/Aids Hepatites Virais do Estado, Natanael Costa Arruda.

Distribuição de materiais informativos e vacina para as hepatites A e B, também integram a ação nas Unidades de Saúde da Família de Porto Velho. Podem realizar os testes para conferir o diagnóstico, grávidas e pessoas acima dos 15 anos.

As Hepatites  Virais  (HV)  estão  inseridas  no  Programa  Nacional  de  Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e são consideradas doenças  infecciosas. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. Já as hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue e por relações sexuais sem uso de preservativo.

Fonte: G1

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.