Pesquisadores encontram partículas de plásticos em pulmões humanos

Pesquisadores encontram partículas de plásticos em pulmões humanos

O engenheiro ambiental Luís Fernando Amato, desenvolveu uma pesquisa com supervisão da médica Thais Mauad, cientista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e encontrou partículas de microplástico em pulmões humanos.

“O trabalho é inédito e significa um avanço científico importante para a pesquisa no Brasil”, disse a médica coordenadora do estudo. O material com as conclusões de Amato já foi aceito para publicação na revista científica, The Journal of Hazardous Materials, confirmou a professora.

De acordo com a especialista da USP, a ciência já sabe, porém, por estudos em animais, que o microplástico provoca efeitos na saúde dos bichos, como os animais marinhos. “Mas por que ele faria mal para a saúde?”, questionou a pesquisadora, para em seguida responder: “Primeiro, porque quando ele se quebra, ele vai expor uma série de substâncias que estão dentro do plástico, como os retardantes de chama, os fenóis, que são substâncias potencialmente tóxicas. Ele pode também ser recoberto de bactérias ou outros organismos. E a própria partícula de plástico, que, pelo tamanho, seu organismo não consegue eliminar, pode ser um fator de irritação inflamatória”, afirmou. E emendou: “Em pequenos animais não há mais dúvidas a respeito disso. Tanto ele pode bloquear o intestino daquele animal, quanto há estudos que mostram que as partículas chegam ao fígado, nos rins e que induzem a respostas inflamatórias”.

“Não há somente um microplástico, mas sim diversos tipos. E, também, depende da forma pela qual ele entra no organismo, se por inalação, se por ingestão. E há teorias de absorção pela pele.”

O tipo de plástico predominante é o polietileno e polipropileno, e os tecidos pulmonares estudados pertenciam a moradores de São Paulo, pessoas que viveram há pelo menos 10 anos na cidade.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.