Pesquisa descobre plástico em carnes embaladas à vácuo

Pesquisa descobre plástico em carnes embaladas à vácuo

Um estudo da Unicamp, concluiu que as carnes embaladas com plástico vendidas em supermercados  ficam com resíduos plásticos que podem estar sendo  ingeridas pela população.

“É uma descoberta, um achado inovador, que faz com que a gente veja essas embalagens e também tenhamos a preocupação com relação aos alimentos de uma outra maneira”, explica o coordenador do Laboratório Innovare da Unicamp Rodrigo Catharino.

No teste, amostras de carne foram colocadas em um solvente. Depois, foram para um aparelho chamado espectrômetro. Ele revela, no computador, toda a composição do alimento. Foi aí que as substâncias plásticas apareceram.

A associação que representa a indústria de plásticos disse (Abiplast), em nota, que segue as normas da lei na fabricação de embalagens e no acondicionamento de alimentos e bebidas. Os fabricantes de plástico disseram ainda que os processos da Anvisa e da ABNT são dinâmicos e novos estudos são sempre discutidos. Mas que, até agora, não foi emitido qualquer alerta para a indústria ou população relacionado a protocolos nacionais de produtos embalados em plástico ou aos microplásticos. E que caso venha a ser feito, seguramente a indústria se adaptará às novas regulações.

Os pesquisadores não citam mas o plástico contém bisfenol e outros componentes químicos que causam impotência sexual e câncer.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *