Peixes estão sendo utilizados no combate ao mosquito da dengue

Peixe predador de larvas é usado para conter alta de casos de dengue;

Os peixes da espécie Poecilia Reticulata, conhecidos como barrigudinhos, têm sido uma das armas usadas no combate ao aumento de casos de dengue, zika e chikungunya pela prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo. O animal, que pode chegar a 3,5 cm, é um predador de ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, o transmissor dessas doenças.

Segundo o biólogo William Rodriguez Schepis, ouvido pelo g1, os barrigudinhos se alimentam de pequenas larvas, ovinhos e outros organismos pequenos. Adaptam-se bem a locais com bastante matéria orgânica e pouco oxigênio e, por isso, são os preferidos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O biólogo Alex Ribeiro, coordenador do Aquário de Santos, ressaltou que essa é uma espécie comum em toda a América do Sul. Para ele, usar os peixinhos para eliminar as larvas do mosquito é uma medida ecologicamente positiva para o meio ambiente.

“São peixes que têm resistência à água com pouco oxigênio. Ao mesmo tempo, estão se alimentando dessas larvas de mosquito e outros insetos que botam larvas nos canais”, afirmou o biólogo.

Outra espécie que também combate a dengue:

A piaba-do-rabo-amarelo (Astyanax bimaculatus), espécie nativa da bacia do rio São Francisco, está sendo utilizada para controle biológico das larvas do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A ação é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Três Marias, Minas Gerais. Os peixes são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf no munícipio.

O trabalho existe, desde 2018, na comunidade de Andrequicé, zona rural distante 32 quilômetros de Três Marias. “

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe