PCC e CV se infiltram em prefeituras de vários estados

O Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), estão infiltrados em vários municípios pelo Brasil, incluindo a Bahia.

De acordo com publicação do Estadão, as ações das duas maiores facções criminosas do país, foi descoberta durante investigações em diversos estados; São Paulo, Rio, Bahia, e Ceará, entre outros. O intuito seria capturar contratos milionários com o poder público local. Ou seja, ao contrário das milícias, a luta não é pelo domínio do poder local, mas a oportunidade de obter novos lucros e lavar o dinheiro do tráfico de drogas em atividades lícitas.

“Se o PCC conseguir eleger um deputado terá apenas um entre 513 parlamentares. É muito mais interessante para seus integrantes ter acesso às Câmaras Municipais, onde são discutidos os contratos da coleta de lixo e as regras do transporte público e do uso e ocupação do solo”, afirmou o promotor Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial e Repressão do Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo.

Além disso, a série de reportagem dos jornalistas Marcelo Godoy, Heitor Mazzoco e Rayanderson, denuncia, com documentos inéditos de investigações que mostram o pagamento milionário de uma prefeitura, por meio de contratos aditivos, para empresas de transporte ligadas ao crime.

Segundo a reportagem, na Bahia e no Ceará, foram detectados a presença do CV e de milicianos que montaram organizações para eleger vereadores e influenciar a política em municípios por meio de contratos milionários com o poder público, algo semelhante ao que acontece no Rio de janeiro. “Sabemos que esse é o próximo passo dessas organizações: a infiltração no poder público em busca de oportunidades de negócios para lavar o dinheiro do crime”, afirmou o delegado Rogério Sampaoli, superintendente da PF em São Paulo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe