Patrícia Tosta realizou mais uma edição do Projeto Girando a Fala

Patrícia Tosta realizou mais uma edição do  Projeto Girando a Fala
Na última quarta-feira (16/10) a apresentadora do Saúde no Ar, Patricia Tosta, realizou mais uma edição do Projeto “Girando a fala”, contando com o apoio de Paulinas Livraria, da Liga Baiana contra o Câncer e do movimento Yoga do Riso, somando forças à Campanha Outubro Rosa, para divulgar a importância do diagnóstico precoce, tratamento e prevenção do câncer de mama. A tarde começou com a alegria contagiante de Helena Matos, Líder do Yoga do Riso, seguida da participação do Grupo Gama e Coral Viva a Vida do Hospital Aristides Maltez-HAM. A fala das mulheres algumas com mais de duas décadas vivendo a superação do câncer e a palestra da Mastologista Ana Cláudia Imbassahy ajudaram as participantes a entenderem melhor a doença.
A proposta do “Girando a fala”, é contribuir para o desenvolvimento integral feminino através da realização mensal de conversas sobre diferentes temas contando com a participação de mulheres que são referência em suas áreas de atuação.
Em outubro o tema escolhido: “Vença o medo, vença o preconceito, câncer de mama tem cura”, não foi por acaso. No Brasil Este é um problema de saúde pública em crescimento. De acordo com dados da Organização mundial de Saúde – OMS, 59.700 novos casos da doença devem ocorrer apenas este ano (2019) o que representa 29,5% dos cânceres nas mulheres. “Sabemos que a são as próprias mulheres que descobrem os cânceres de mama na maior parte das vezes e pensando nisso, o encontro tem como objetivo repassar informações sobre o assunto, alertando para a importância da observação das mamas e realização regular dos exames, afirmou Patricia que também destacou: “O diagnóstico precoce é fundamental para diminuir a mortalidade pela doença”.
 O evento contou com a participação de Maria de Fátima Pereira, Coordenadora dos voluntários do HAM acompanhada pelo GAMMA – Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada da LBCC – Liga Bahiana contra o câncer e  Coral “Viva a Vida”, formado por mulheres assistidas pelo HAM e regência do Maestro Paulo Emílio. Com o mote: “Todos juntos contra o câncer de mama – a prevenção é o melhor tratamento”, o convite foi direcionado às mulheres ouvintes do programa Saúde no ar e demais interessados no assunto e teve a participação de dois homens, pois não podemos esquecer que a doença embora em menor proporção também pode atingi-los.
O próximo “Girando a fala” já tem data: 20 de novembro, a partir das 14:30h no Auditório de Paulinas Livraria que fica na Avenida Sete de setembro 680, Piedade. A proposta da 4ª. Edição, será reconhecer, reafirmar e enaltecer a força da mulher negra.
Para participar basta contribuir com a taxa colaborativa no valor de R$ 5,00 (cinco reais). Informações pelo tel./watts app: (71) 9-8884-0803.
Sobre o Girando a fala:
Encontros mensais com mulheres para discutir temas do universo feminino. Reúne mulheres que desejam se reconectar com sua força e poder interno, estão em busca do propósito de vida ou que já encontraram seu caminho vencendo diversas barreiras saindo da condição de lutadoras para vencedoras. A primeira edição aconteceu em 20 de agosto na UNINASSAU com a palestra “Dizer ou não dizer: eis a questão”, ministrada pela própria idealizadora, a radialista Patricia Tosta, a segunda no dia 19 de setembro acolheu a primavera com o tema: “Eu vejo flores em você” e palestra com a Aroma terapeuta Ana Claudia Figueiredo. Durante os encontros as participantes falam sobre desejos, medos, crenças e tudo que as impedem de conquistarem seus sonhos, e são encorajadas a ocuparem o lugar de protagonistas da própria história. Afinal de acordo com a idealizadora:  “toda mulher pode ser, toda mulher pode ser o que ela quiser ser, toda mulher pode vencer”.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *