Parques eólicos no Nordeste batem recorde de produção de energia

Parques eólicos no Nordeste batem recorde de produção de energia

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mostra que o Nordeste é o maior responsável pela produção de energia limpa do país. E na última semana, o conjunto de parques eólicos instalados nos Estados da região voltaram a bater recorde na geração de energia.

De acordo com o órgão, no último dia 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts de energia, que equivalem a mais de 123% da demanda de todo o Nordeste. Esse montante é suficiente para suprir o consumo de energia dos 9 estados da região por minuto. Sobrando ainda 23,2% para exportar para o restante do país.

Além disso, o Nordeste atingiu o primeiro recorde de geração instantânea de energia solar em 2022. No dia 12 de julho, houve registro de geração instantânea de 2.963MW, montante equivalente a 27,5% da demanda de todo o subsistema Nordeste daquele minuto.

O mês de julho no Nordeste é conhecido como safra dos ventos, com rajadas mais fortes no litoral da região, impulsionando a produção de energia eólica.

Assim, segundo a versão mais recente do Boletim Mensal do Ministério de Minas e Energia aponta que a participação da energia eólica na matriz energética brasileira deverá aumentar de 10,6% em 2021 para 11,9% este ano, sendo a maior fonte de energia depois da hidráulica.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam