Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos do Novo Coronavírus.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta sexta edição da Segunda temporada, o Professor: Artur Carias, falou sobre automedicação.
Texto na íntegra e podcast do tema.
Olá! Eu sou Artur Carias, estudante de Nutrição da Escola de Nutrição da UFBA. Hoje nosso Papo Seguro é sobre a automedicação. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre saúde e nutrição em tempos de pandemia.
Automedicação! Você conhece esse termo? Bom, a automedicação ocorre quando uma pessoa resolve, por conta própria, sem acompanhamento de profissional da área da saúde, fazer uso de medicamentos, fitoterápicos, suplementos e/ou outras substâncias, com o objetivo de aliviar sintomas, curar doenças ou até mesmo melhorar algum aspecto da saúde ou do corpo. E aí, você alguma vez já se automedicou? Se sua resposta foi ‘’sim’’, É preciso ter cuidado! Remédios não devem ser utilizados sem antes consultar um profissional de saúde capaz de avaliar os seus riscos, seus benefícios e suas consequências para sua saúde.
Os remédios, até mesmo aqueles medicamentos mais comuns, como dipirona, paracetamol, omeprazol, AAS, etc, que são velhos conhecidos nossos, podem provocar diversos efeitos indesejáveis ao organismo e trazer consequências muito mais sérias no futuro. Atualmente, o maior exemplo de automedicação durante a pandemia é o uso da Ivermectina, que foi apontada como medicamento na prevenção e tratamento do vírus da COVID-19.
Essa informação falsa fez com que muitas pessoas se automedicassem e tomassem a Ivermectina por conta própria, sem nenhuma orientação e acompanhamento médico. Além disso, muitas pessoas passaram a tomar suplementos de vitaminas, especialmente as vitaminas, C e D com o objetivo de se proteger da COVID. Porém, apesar de importantes para o nosso corpo, as vitaminas, em quantidades muito elevadas, podem oferecer riscos para a saúde, se consumidos em grande quantidade e sem acompanhamento de profissional médico ou nutricionista.
Todas essas formas de automedicação, quando feitas repetidas vezes, poderão trazer prejuízos para a saúde a logo prazo, portanto evite se automedicar, busque a ajuda de um profissional de saúde! Em caso de emergências, procure a unidade de saúde mais perto de você e informe o que está acontecendo. Dores, febres, enjoos, dentre outros, não podem ser sintomas frequentes e não devem ser vistos como acontecimentos normais. Na verdade, são sinais mostrados pelo nosso corpo de que algo não está bem. Então, investigue, busque a causa desses sintomas, pode haver algo mais sério para tratar. O sistema de saúde público também é seu, use-o para o seu bem-estar. Por hoje é só, pessoal. Não deixe de nos acompanhar nesse canal.
Abraço e até o próximo Papo Seguro.
Podcast 17/05/21: Automedicação
Por: : Artur Carias e Nedja Silva dos Santos Fonseca
Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Colaboração/revisão: Lilian Lessa, Jerusa Mota, Valéria Camilo, Adriana Mello, Valterlinda Queiroz
Ouça:
O Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira as edições anteriores:
“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo
“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local
“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade
“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio
“Papo Seguro” –PODCAST 6 – Amamentação e Covid-19
“Papo Seguro” –PODCAST 7 – Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II
“Papo Seguro” –PODCAST 8 – Alimentação escolar em tempos de pandemia
“Papo Seguro” –PODCAST 9 – Segurança alimentar
“Papo Seguro” –PODCAST 10 – Guia Alimentar da População Brasileira
“Papo Seguro” –PODCAST 11 – Alimentação da Gestante na pandemia
“Papo Seguro” –PODCAST 12 – Cultura alimentar
“Papo Seguro –PODCAST 13 – Ocorrência de agrotóxicos nos alimentos
“Papo Seguro PODCAST 14 – Uso do sal e açúcar
“Papo Seguro PODCAST 15 – Alimentação saudável e atividade física na pandemia
Papo Seguro PODCAST 16 – Descasque mais e desembale menos
Papo Seguro PODCAST 17 – Cuidados na Alimentação do Idoso
Papo Seguro PODCAST 18- PANCs – Plantas alimentícias não convencionais
Papo Seguro PODCAST 19- Preparações natalinas
Papo Seguro PODCAST 20 – Segunda temporada: Importância do SUS.
Papo Seguro PODCAST 21 – Auto conhecimento liberta
Papo Seguro PODCAST 22- Comer consciente
Papo Seguro PODCAST 23- Alimentação e ansiedade
Papo Seguro PODCAST 24 – Alimentação no pós parto.
Papo Seguro PODCAST 25- Automedicação
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.