Pacientes tratados com antirretroviral não transmitem HIV

Pacientes  tratados com  antirretroviral não transmitem HIV

Um estudo feito por pesquisadores europeus, chamado de Partner2  (Parceiro 2) chegou a conclusão que a transmissão pelo HIV não ocorre quando uma pessoa vivendo com o vírus está em terapia antirretroviral eficaz.

Fizeram parte do estudo mil casais gays em que um dos parceiros possui o vírus do HIV e foi realizado em 14 países.

É uma excelente notícia. Agora, temos mais uma confirmação de que, entre as pessoas que vivem com HIV e que seguem o tratamento regularmente, a carga viral suprimida significa a não transmissão do vírus”, disse Michel Sidibé, diretor-executivo do UNAIDS.

“Isso gera uma mensagem forte e positiva que ajudará a reduzir o estigma relacionado ao HIV e melhorar a autoestima e a autoconfiança das pessoas que vivem com HIV.”

Segundo o  Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) UNAIDS, a cobrança pelo atendimento reduz o acesso aos serviços de saúde entre os grupos mais vulneráveis dentro da sociedade  mesmo quando a distribuição dos antirretrovirais é gratuita.

 

O UNAIDS espera que os resultados encorajem mais pessoas a fazer o teste para o HIV e a receber tratamento efetivo. Nos últimos anos, houve uma enorme expansão na implementação e na adoção da terapia antirretroviral.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *