Osteoporose e aumento no risco de fraturas pode ser causado pelo consumo de café em excesso

Uma das bebidas mais consumidas no mundo é o café, mas de acordo com especialistas é preciso ser ingerido com moderação. A Cafeína pode afetar a absorção do cálcio nos ossos quando consumida em excesso e pode aumentar o número de fraturas. A substância é rica xantinas, que promove maior excreção renal de cálcio e diminuir a absorção intestinal do nutriente. Por causa disso, a bebida consumida em exagero está relacionada ao risco de osteoporose.

A nutricionista do ambulatório de Nutrição e Reumatologia da UNIFESP e integrante da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), Beatriz Leite, declara que os mecanismos pelos quais isso acontece ainda são contraditórios, porém estudos amostram que a grande quantidade de cafeína prejudica a absorção de cálcio nos ossos e, por consequência, induz a diminuição da massa óssea e acréscimo do risco de fraturas. Outras substâncias como os fitatos e a trigonelina também constam no café e podem prejudicar a absorção do cálcio, um dos principais nutrientes para uma boa saúde dos ossos.

Para impedir o efeito negativo na massa óssea, três xícaras de café são recomendadas diariamente. Entretanto, deve-se ter também atenção com as outras bebidas com alta dosagem em cafeína (refrigerante a base de cola, chá verde e preto). A nutricionista conclui que o consumo moderado do cafezinho (menos que 600 mL/dia) está autorizado. Porém, para impossibilitar a má-absorção dos nutrientes, ela aconselha o consumo em horários alternativos ao almoço e jantar (sugere-se uma hora de espera para ingerir café após as refeições) e de alimentos ricos em cálcio.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.