O Ministério da Saúde informa que é falso o suposto vazamento de informações da base de dados do SUS

O Ministério da Saúde informa que é falso o suposto vazamento de informações da base de dados do SUS

O Ministério da Saúde nega que tenha ocorrido vazamento de informações da base de dados dos usuários do SUS. A informação que circula nas redes sociais é falsa.

Em nota divulgada à imprensa, o  MS informou que Polícia Federal está investigando que são os autores do boato.

“Cabe ressaltar que, após análise preliminar realizada pela pasta, não há indícios que as informações disponibilizadas são de origem da base de dados de usuários do Cartão Nacional de Saúde – CNS, pois foram realizadas consultas e não encontramos estes registros em nossa base nacional.”

Ainda segundo o MS, o  Departamento de Informática do SUS (DATASUS) reforçou as ações de segurança para assegurar a proteção dos dados dos usuários. O Ministério da Saúde tem implementado processos cada vez mais rígidos para a identificação dos profissionais que acessam diariamente os sistemas de informação, objetivando coibir ações fraudulentas, tais como vazamento indevido de informações e credencias de acesso.

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *