Portal Saúde no Ar

 

Novo boletim aponta 99 óbitos por gripe no país

O mais recente boletim de monitoramento da influenza divulgado pelo Ministério da Saúde, atualiza o numero de mortes causado pela gripe de 81 para 99 óbitos.

535 pessoas foram hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país

(88), 90% das vítimas faziam parte do grupo de risco que é alvo da vacinação que está prevista para encerrar dia 31 de maio.  Isso significa que 10% das pessoas que não fazem parte do grupo de risco prioritário (que não estão sendo vacinadas na Campanha), morreram.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Grupo prioritário de risco: idosos, pessoas com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e mulheres com até 45 após o parto.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Os dados foram divulgados na última quinta- feira ( 08/05).

Jorge Roriz.

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.