Novembro Azul - Câncer de Próstata: prevenir e cuidar

Novembro Azul - Câncer de Próstata: prevenir e cuidar

Nesta segunda-feira, 04 de Novembro, no Programa Saúde no ar da Rádio Excelsior da Bahia AM, 840, e Rádio Web Saúde no ar, Patrícia Tosta entrevistou o Médico Urologista Augusto Modesto, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia- Seção Bahia.

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata* e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Frente a essa realidade, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia mais uma edição da campanha Novembro Azul, que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global.

Na Bahia, a estimativa do INCA é de 4280 novos casos da doença em 2019, sendo que, deste total, 780 casos devem ocorrer na capital, Salvador.

O impacto é sentido até mesmo economicamente. Segundo um estudo da Unidade de Inteligência da revista The Economist as perdas apenas no Brasil somaram – em 2015 – mais de um bilhão de dólares não corrigidos pela inflação. Esse horizonte, seja no espectro pessoal ou nacional, não é, como pode parecer, uma sentença, pois o câncer de próstata é um tipo de neoplasia maligna (tumor) com uma perspectiva de cura otimista caso seja identificado rapidamente.

A SBU Sociedade Brasileira de Urologia,  recomenda que os homens a partir da puberdade devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

Com o tema “Seja herói da sua saúde”, o Novembro Azul da SBU tem como padrinhos o chef e apresentador do programa MasterChef Henrique Fogaça e o ex-jogador de futebol Zico. Ambos não têm medo nem preconceito com os exames da próstata – que englobam uma avaliação do risco pelo urologista, seguida pelo toque retal e a dosagem de PSA – e aceitaram de imediato o convite da Sociedade.

Durante o mês de novembro no site oficial da SBU , e redes sociais haverá várias ações para esclarecer dúvidas , uma live esta prevista para o dia 11 de novembro às 18h com o urologista Dr. Alfredo Canalini, secretário-geral da SBU.

Confira: www.portaldaurologia.org.br/novembroazul  –  redes sociais  @portaldaurologia.

Serão realizados eventos pelas Seções Estaduais da SBU contando com palestras, corridas, fóruns, rodas de conversa, distribuição de material educativo, entre outros.

Durante a entrevista o médico Urologista que faz parte do corpo clinico de dois importantes serviços de Urologia/oncologia no estado, lembrou que a atenção dos homens com a saúde deve ser de forma integral: “Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde,de forma ampla com ações preventivas e atenção à alimentação, atividade física e aos cuidados gerais com a saúde”, alertou

Assista o vídeo do Programa:

Fonte: Portal da Urologia / INCA

Redação Saúde no ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *