Nova cepa do vírus HIV é identificada por cientistas norte-americanos

Nova cepa do vírus HIV é identificada por cientistas norte-americanos

Pesquisadores americanos descobriram novo subtipo do vírus do HIV-1, trata-se do  “subtipo L” . A descoberta  foi apresentada  nesta quarta-feira (6) , com a publicação do estudo na revista “Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes”.

“Em um mundo tão conectado, nós não podemos mais pensar que os vírus fiquem restritos a certas regiões”, disse em nota Carole McArthur, uma das autoras do estudo. A professora da Universidade do Missouri, EUA, sustentou que a descoberta prepara os cientistas para enfrentar possíveis mutações do vírus e tem potencial para pôr fim à pandemia do HIV.

Para pesquisadora  Mary Rodgers da farmacêutica Abbot, a descoberta vai facilitar o desenvolvimento outras pesquisas voltadas ao diagnóstico e tratamento da Aids.

“Identificar novos vírus como este aqui é como buscar uma agulha em um palheiro”, disse Rodgers. “Com o avanço da tecnologia, a partir do sequenciamento mais moderno, é como se buscássemos esta agulha com um imã. Essa descoberta vai ajudar a interromper novas pandemias.”

O vetor da infecção responsável pela Aids é dividido em quatro grupos, com seus subtipos. Veja  quais os grupos identificados deste vírus.

Grupos conhecidos:

  • Grupo M: Majoritário, vírus deste grupo são responsáveis pela maioria das infecções por HIV do mundo. Ao todo, acolhe 13 subtipos, entre eles o L.
  • Grupo N: É o grupo menos comum. Vírus deste tipo foram encontrados apenas em pacientes de Camarões.
  • Grupo P: Vírus deste grupo já foram encontrados em Camarões e na França. Cientistas dizem que há potencial de se espalhar globalmente.
  • Grupo O: Encontrado inicialmente no oeste e centro do continente africano, já se espalhou globalmente.

Novo Grupo:

O novo “subtipo L“, que foi identificado pelas cientistas, é uma das variações do grupo majoritário do vírus HIV.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *