Nos EUA, pesquisador brasileiro fatura prêmio internacional de física

Nos EUA, pesquisador brasileiro fatura prêmio internacional de física

Fernando Brandão, ex- professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com trabalho reconhecido pela American Physical Society, venceu o conceituado Prêmio Rolf Landauer e Charles H. Bennett pelas pesquisas desenvolvidas no campo da computação quântica.

A academia norte-americana reconheceu o mineiro “por suas impressionantes conquistas na Teoria do Entrelaçamento Quântico e na interseção da computação quântica, termodinâmica quântica e na Teoria Quântica de Sistemas de Muitos Corpos”.

O professor estuda a possibilidade de construção de computadores capazes de resolver problemas complexos, como quebra de sistemas avançados de criptografia, usando a física quântica.

O trabalho do professor Brandão contribuiu para o Google desenvolver o primeiro computador quântico do planeta, o Sycamore, que solucionou, em apenas 200 segundos, um problema que levaria 10 mil anos para os computadores atuais resolverem.

Esse é um exemplo da necessidade e importância do governo brasileiro, liberar verbas para pesquisas científicas. Muitos  cientistas brasileiros, precisam sair do país por falta de apoio para ter ser trabalho reconhecido no mundo.

Fonte: Estado de Minas/Fotos: Caltech/IQIM

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *