Portal Saúde no Ar

 

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Suzana Pires e Fabiana Karla comentam sobre viver personagens que enfrentam a doença

“Câncer com Ascendente em Virgem” tem direção de Rosane Svartman e produção de Clélia Bessa. A estreia nos cinemas será dia 27 de março, no mês da mulher

Suzana Pires e Fabiana Karla vivem Clara e Dircinha, duas mulheres otimistas, que se apoiam durante o tratamento (Fotos: Mariana Vianna)

No Dia Mundial de Combate ao Câncer4 de fevereiro, as atrizes Suzana Pires e Fabiana Karla comentaram sobre viver personagens que enfrentam a doença em “Câncer com Ascendente em Virgem“, longa de Rosane Svartman, baseado na história inspiradora da produtora Clélia Bessa. 

No filme, Suzana Pires vive Clara, uma professora de matemática e influenciadora educacional que precisa confrontar seu estilo de vida acelerado quando é surpreendida pelo diagnóstico de câncer de mama. Durante sua jornada de cura, aproxima-se de Dircinha, interpretada por Fabiana Karla. Juntas, elas atravessam o processo da quimioterapia e compartilham as alegrias e os desafios do tratamento.

“Clara se esquece de ver o resultado dos exames e recebe uma ligação urgente de sua ginecologista. Acredito que isso acontece com muitas de nós, que precisamos trabalhar, criar filhos, cuidar da casa e da família inteira. Quando chega a hora de cuidar da saúde, vamos deixando para depois”, reflete Suzana Pires, que tem o bem estar feminino como uma de suas lutas diárias. A atriz é criadora do Instituto Dona de Si, que promove o empreendedorismo feminino e tem como objetivo aumentar a presença de mulheres em posições de liderança.

Fabiana Karla chama a atenção para a importância da rede de apoio entre as personagens femininas da trama: “Ao compartilhar suas experiências e manter o bom humor, Dircinha cria conexões que fortalecem quem está ao seu redor. Ao mesmo tempo, ela também recebe apoio, mostrando que ninguém enfrenta as dificuldades sozinha. Sua presença na vida de Clara e das outras personagens exemplifica como as mulheres podem superar obstáculos e se fortalecer mutuamente”. 

“Câncer com Ascendente em Virgem” é inspirado na história da produtora Clélia Bessa, que durante o tratamento que a curou de um câncer de mama em 2008 lançou o emocionante e divertido blog “Estou com Câncer, e Daí?”.

“Quando fui diagnosticada, sabia que havia recebido um diagnóstico precoce, ou seja, 99% de chance de cura, então decidi compartilhar minha jornada e esse turbilhão de emoções com outras pessoas. Nas filmagens do longa, confesso que “reviver” algumas situações foi muito emocionante. Ao mesmo tempo, senti um alívio por estar olhando para algo que já tinha ficado para trás”, revela a produtora Clélia Bessa.

O roteiro do filme é assinado por Suzana Pires, em parceria com Martha Mendonça e Pedro Reinato, e conta com a colaboração da autora Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa, filha de Clélia. A estreia nos cinemas será no dia 27 de março, no mês da mulher.

“O filme reforça que o câncer não é uma sentença. As pessoas podem e devem buscar tratamentos, e quanto mais cedo a doença for descoberta e mais conhecimento se tiver sobre ela, maiores serão as chances. É um alerta importante, mas apresentado de forma leve e envolvente”, complementa Fabiana Karla.

O elenco também conta com Marieta Severo, Nathália Costa, Carla Cristina Cardoso, Ângelo Paes Leme, Julia Konrad, Maria Gal, Mariana Costa, Yuri Marçal, Heitor Martinez e Gabriel Palhares. O longa é uma produção da Raccord Produções com coprodução da Globo Filmes e RioFilme, e distribuição da Downtown Filmes. O filme é patrocinado pelo Magazine Luiza e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Oncoclínicas, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, parcerias com o Instituto Dona de Si, Femama, Oncoguia e investimento FSA/BRDE/Ancine.

Sinopse:

Clara é professora de matemática e faz o maior sucesso como influencer educacional em seu canal na internet. Bem humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas vai precisar aprender a lidar com a vulnerabilidade quando descobre que tem câncer de mama. Com coragem e resiliência, ela enfrenta dias ruins e outros melhores ao lado da filha adolescente, da mãe e de amigas leais. Em sua jornada de cura, Clara tem a chance de celebrar a vida e de ressignificar seus relacionamentos. Baseado em uma história real.

Elenco:

Clara – Suzana Pires

Leda – Marieta Severo

Alice – Nathália Costa

Dircinha – Fabiana Karla

Paula – Carla Cristina Cardoso

Renato – Ângelo Paes Leme

Ju – Julia Konrad

Dra. Carolina – Maria Gal

Dra. Mayra – Mariana Costa

Youtuber famoso – Yuri Marçal

Marcos – Heitor Martinez

Bruno – Gabriel Palhares

Guilherme – Pedro Caetano

Caê – Rafael Tannuri

Andressa – Ariane Souza

Sofia – Giovana Lima

Zé do Cavaquinho – Lucca Fortuna

Dr. Mauro – Carlos Rosário

Dra. Diana – Aline Menezes

Enfermeiro Damião – Marcio Fonseca

João – Gabhi

Repórter – Rodrigo Átila

Vendedora – Cibele Santa Cruz

Ana Maria – Kika Farias

Jussara – Prazeres Barbosa

Valdete – Claudia Barbot

Giovana – Giovanna de Toni

Ficha Técnica:

Direção: Rosane Svartman

Produção: Clélia Bessa

Roteiro: Suzana Pires, Martha Mendonça e Pedro Reinato

Colaboração no Roteiro: Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa

Direção de Fotografia: Dudu Miranda

Produção Executiva: Bárbara Isabella Rocha

Direção de Arte: Fabiana Egrejas

Figurino: Márcia Tacsir

Maquiagem: Mari Figueiredo

Som Direto: Valéria Ferro

Edição de som: Maria Muricy, ABC

Mixagem: Armando Torres Jr.

Montagem: Natara Ney

Trilha Sonora: Flavia Tygel

Still: Mariana Vianna

Maquinista Chefe: Alessandro Corino

Gaffer: Allan Paulo

Produção: Raccord Produções

Coprodução: Globo Filmes e RioFilme

Distribuição: Downtown Filmes

Duração: 100 min

Sobre a Raccord Produções

Fundada em 1993, a Raccord Produções tem em seu currículo mais de 23 títulos, entre longas, curta metragens e séries, entre eles “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman, primeiro longa-metragem infantil brasileiro em 3D, premiado pela Academia Brasileira de Cinema com dois Troféus Grande Otelos. “Onoff”, dirigido por Lírio Ferreira, um dos próximos lançamentos da produtora, foi selecionado para o Festival do Rio 2023 e para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2023. Além das tradicionais obras “Desenrola” (Rosane Svartman), “Cartola: Música para os Olhos” (Lírio Ferreira e Hilton Lacerda); “Correndo Atrás” de Jeferson Dê (2020), “Missão Cupido” (2021) de Rodrigo Bittencourt, “Madalena”(2021) de Mardiano Marcheti, “Álbum em Família”, de Daniel Belmonte.

Em 2024, os últimos lançamentos foram “Cedo Demais”, dirigido por José Lavigne, e a série de animação infantil “Vovó Tata”, dirigida por Pedro Poscidônio, disponível na Globoplay.

Entre os próximos lançamentos estão a série “A Dona da Banca”, dirigida por Marton Olympio, e o longa “O Nascimento de H. Teixeira”, de Roberta Canuto, selecionado para o Festival do Rio 2024.

Raccord Produções | Reel 2024 | Instagram

Sobre a Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Sobre a RioFilme:

Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RIOFILME é uma empresa pública municipal que tem como missão impulsionar o desenvolvimento do audiovisual carioca para potencializar a economia e a cultura da cidade. Entre suas atividades estão o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de profissionais do setor, a democratização do acesso às salas de cinema, e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.

Sobre a Downtown Filmes

Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até março de 2024, a Downtown Filmes lançou 158 longas nacionais, que acumularam mais de 180 milhões de ingressos vendidos. Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”, “Simonal”, “Mussum, O Filmis” e “Os Farofeiros 1 e 2” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe