Mortalidade por Covid-19 no Amazonas é quatro vezes maior do que a média nacional, aponta estudo

Mortalidade por Covid-19 no Amazonas é quatro vezes maior do que a média nacional, aponta estudo

O Amazonas chegou, nesta quinta (4), a 46.473 casos confirmados da Covid-19, com mais de 2.183 vítimas da doença. Números associados à precariedade do sistema básico de saúde do estado.

Um estudo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)  cruzou as informações de mortalidade e também de letalidade no estado e constatou que a média de mortalidade da Covid-19 no estado é quatro vezes maior do que a média nacional.

 Para fazer o calculo da  mortalidade, foi multiplicaado o total de óbitos por 100 mil. Depois, esse valor fpi dividido pelo total da população. Assim, chegou-se ao número de mortos para cada 100 mil habitantes. No Amazonas, a média é de 52,6.

“Manaus apresenta um baixíssimo índice de cobertura, como bem menos do que uma equipe de Saúde da Família para cada 3.500 habitantes, como recomenda o Ministério da Saúde e os padrões internacionais. Essa precariedade do sistema pode estar colaborando para que a nossa capital apresente o maior índice de letalidade do estado e o quarto pior do país, dentre as 27 capitais”, explica Henrique dos Santos Pereira, professor da Ufam.

Fonte: Jornal Nacional

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *