Mais uma novidade de alta tecnologia chega a área da saúde com eficácia. Trata-se do nariz produzido por uma impressora 3D, que beneficiará a garota irlandesa de 2 anos, Tessa Evans – primeira pessoa no mundo a fazer uma cirurgia reparadora para implantar um nariz.
Segundo a reportagem do jornal espanhol El Mundo, a garota nasceu com uma condição rara chamada arrinia. No mundo há registro de 47 casos. O médico Jonathan Britto, do Great Ormond Street Hospital, de Londres, na Inglaterra, que será responsável pela cirurgia de implante do nariz, explica que os médicos construíram um modelo 3D com as dimensões do crânio da menina e na medida do rosto dela. O cirurgião ainda salienta que o modelo será substituído de acordo com o crescimento da garota.
Ainda segundo informações do médico ao jornal internacional, a cirurgia também não deixará cicatrizes no rosto de Tessa, já que o implante será introduzido a partir de um corte no couro cabeludo, acima da testa. Jonathan Britto também ressalta que o nariz não terá a função respiratória, todavia apenas estética. “Os orifícios nasais não serão reais, mas tatuados, mas a aparência será de um nariz normal”, informou Britto.
Atualmente a irlandesa não consegue sentir cheiro, mas pode tossir, espirrar e pegar resfriados. Após nascimento, ela precisou ser entubada por cinco semanas e se alimentava apenas com soro. Com o decorrer do tempo, a menina aprendeu a respirar pela boca.
L.O.