Mais uma vacina contra bactéria causadora da pneumonia chega ao SUS

Mais uma vacina contra bactéria causadora da pneumonia chega ao SUS

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com câncer, portadores do vírus HIV e indivíduos transplantados. Para obter a vacina é necessário visitar os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Cries). Essas instalações estão presentes em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

“São várias as doenças provocadas pelo pneumococo. Ele é um dos principais agentes causadores de pneumonia, por exemplo”, informa a pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim). “Para ter acesso à vacinação, é preciso receber um laudo médico justificando a recomendação”, orienta a pediatra. Como dissemos, na rede pública apenas pacientes oncológicos, portadores do vírus HIV e indivíduos transplantados se beneficiarão dela.

A especialista conta que todas as crianças  do país já têm direito a outro imunizante que afasta o risco de infecção por esse inimigo da saúde. Trata-se da vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10). Ela deve ser aplicada aos 2 meses de vida, com reforços aos 4 e 12 meses.

A Prevenar 13, , chega para complementar o tratamento dos maiores de 5 anos. Em clinicas particulares, a 13 valente já está disponibilizada, desde 2016. Ela é fabricada pelo laboratório Pfizer.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *