Luz verde para acabar com a insônia

Luz verde para acabar com a insônia

Muita gente sempre achou que métodos alternativos para tratar problemas de saúde eram pura balela. Mas, atualmente, pesquisadores da Universidade de Buffalo (EUA) estão usando a luz verde diretamente nos olhos para ajudar a tratar insônia.

A experiência com luzes já é usada há muito tempo pelos cromoterapeutas sem respaldo científico.
A professora Grace Dean decidiu abordar o uso da luz contra a insônia em pacientes particularmente sensíveis ao problema. “O sono é importante para os pacientes com câncer porque ele é crítico para o funcionamento do sistema imunológico, do aprendizado e da memória, e para a qualidade de vida em geral,” explica ela.

Os pacientes estão testando óculos terapêuticos que disparam uma luz verde sobre os olhos – sem qualquer componente ultravioleta -, por uma hora, durante seus afazeres diários. Quando a luz atinge os olhos, ela aciona neurotransmissores no cérebro que incentivam a produção de melatonina, um hormônio que influencia o sono, e baixa os níveis de cortisol, um hormônio que nos mantém alertas.

Embora os testes ainda estejam em andamento, a pesquisadora acredita que a cromoterapia poderá ser um tratamento mais eficaz e sem os efeitos colaterais dos medicamentos contra a insônia. Contudo, ela enfatiza a importância aos seus pacientes de que a cama seja restrita a apenas duas atividades: dormir e fazer sexo. Isso, segundo ela, serve para dizer ao cérebro para que exatamente a cama serve, e evitar distrações que levem à insônia, como ler, assistir TV ou usar o celular.

Fonte:Diário da Saúde
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.