José Américo Fontes

Geraldo Leite

A Câmara Municipal da Cidade de Salvador concedeu, em Sessão Solene realizada no dia 11 de junho corrente, o Título de Cidadão Soteropolitano ao Dr. José Américo Silva Fontes, nos termos da Resolução n. 2.80/2019, de autoria do Vereador Atanásio Júlio.
De parabéns estão o homenageado, o Vereador Atanásio Júlio e a Cidade de Salvador.

A boa amizade, dizem os entendidos, é como o bom vinho: quanto mais antiga, melhor. A amizade que tenho a José Américo é da safra dos anos sessenta, quando eu iniciava a vida acadêmica e ele despontava como um dos melhores alunos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Outros dizem que a boa amizade é como uma árvore cujas raízes se aprofundam com o tempo, não permitindo que a tempestade a arranque.

Seja como for — vinho ou árvore — tenho por José Américo grande amizade, e não sei como manifestar minha gratidão.

Recorro mais uma vez a São Thomaz de Aquino, autor do “Tratado da Gratidão”. Quem ler esse livro percebe que existem três níveis de gratidão: o superficial, o intermediário, e o profundo.

Quando o inglês e o norte-americano dizem “Thank you” e o alemão diz “Danke”, estão agradecendo no nível superficial: querem dizer, apenas, “eu reconheço que lhe devo um favor”.

Quando o francês diz “Merci”, “Merci Beaucoup”; o espanhol diz “Gracias” e o italiano diz “Grazie”, estão agradecendo no nível intermediário: eles na verdade querem dizer “eu lhe devo uma mercê, uma graça pelo que você fez por mim”. Mas quando o brasileiro diz “Obrigado”. “Muito Obrigado”, ele está agradecendo no nível profundo; ele está dizendo “Eu me sinto obrigado, eu me sinto vinculado pelo resto da vida, a você”.

Portanto, José Américo, neste momento eu digo em alto som: “Parabéns, amigo; Parabéns Vereador Atanácio; Parabéns, Cidade de Salvador! Obrigado, Muito Obrigado!!!”

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.