Portal Saúde no Ar

 

Ipea: Desemprego cai para 13,7%

De acordo com pesquisa, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); o desemprego recuou para 13,7% em junho, último mês do trimestre móvel iniciado em abril. Já a taxa de desocupação dessazonalizada; que exclui os efeitos das variações sazonais do conjunto de dados temporais de junho (13,8%), é a menor apurada desde maio de 2020.

A pesquisa, analisou o desempenho recente do mercado de trabalho; com base na desagregação dos trimestres móveis da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Além disso, a analise mostrou o crescimento recente das contratações tem ocorrido, principalmente, em setores que empregam relativamente mais mão de obra informal. Entre eles, estão o da construção, que registrou alta anual da população ocupada em 19,6%; a agricultura (11,8%) e os serviços domésticos (9%).

Assim, os dados do estudo mostra que no segundo trimestre de 2021, na comparação interanual, a expansão dos empregados no setor privado sem carteira atingiu 16% e a dos trabalhadores por conta própria, 14,7%.

Dessa forma, com base nos dados da PNAD Contínua o aumento do emprego no segundo trimestre se espalhou por todos os segmentos da população; se comparado ao mesmo período do ano anterior, mas teve destaque o crescimento da ocupação entre as mulheres (2,2%); jovens (11,8%) e trabalhadores com ensino médio completo (7,0%).

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.