Rio de Janeiro – Prefeito decreta estado de emergência por causa da dengue

A prefeitura do Rio decretou estado de emergência nesta 2ª feira (5.fev.2024) por causa do aumento de internações por suspeita de dengue. O decreto assinado por Eduardo Paes (PSD) foi publicado no Diário Oficial do município.

De acordo com dados divulgados na 6ª feira, o município do Rio de Janeiro já registra mais de 10.000 casos de dengue neste ano. Isso é a metade dos registros de todo o ano de 2023 (22.959). A taxa de incidência é de 160,68 por 100 mil habitantes.

Na última 6ª feira, a Prefeitura apresentou um plano de contingência para enfrentamento à epidemia da doença, que estabelece medidas de assistência à população e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Entre as medidas estão: abertura de 10 polos de atendimento; criação do COE (Centro de Operações de Emergência); a disponibilização de leitos para pacientes com dengue nos hospitais da rede municipal; uso de carros fumacê nas regiões com maiores incidências de casos; e a autorização de entrada compulsória em imóveis fechados e abandonados.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe