INSS cria programa para identificar benefícios irregulares

INSS cria programa para identificar benefícios irregulares

O governo inicia nesta quarta- feira (11/12) um programa para identificar benefícios irregulares e suspender. Intitulada Programa de Governança e Integridade, a medida integra e cruza dados das instâncias administrativas do órgão, como diretorias de governança, auditoria e setores de gestão de pessoas.

“Esse novo programa parte da premissa de que tão ou mais importante do que a cessação de benefícios irregulares é a identificação das causas que levaram ao pagamento de forma irregular; a origem do benefício irregular; e por que ele ocorreu”, disse o presidente do INSS, Renato Vieira, durante a solenidade de lançamento do programa”.

“Cada um desses benefícios [cessados] gera um aprendizado institucional para o INSS, no sentido de identificar as razões pelas quais houve o pagamento de benefícios irregulares, para que travas sejam estabelecidas e benefícios irregulares não sejam concedidos no futuro”, acrescentou Vieira.

Um balanço divulgado no início da semana pelo INSS aponta que 261 mil benefícios foram cancelados ou suspensos em 2019, após um pente fino ter encontrado “indícios de fraude e irregularidades”.

11% dos benefícios mantidos pelo INSS têm indício de irregularidade.

Fonte: Agência Brasil.

JR

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *