Infecção micótica mortal se propaga entre vítimas da covid-19 na Índia

Infecção micótica mortal se propaga entre vítimas da covid-19 na Índia

A Índia determinou que todos os estados devem declarar estado de epidemia após observar um aumento de casos mortais de milhares de casos de mucormicose, chamada de “fungo negro”, que os especialistas associam ao diabetes e às deficiências do sistema imunológico das vítimas do coronavírus.

Causada pelos fungos da ordem Mucorales, a mucormicose é uma infecção rara que possui alta taxa de mortalidade — em torno de 50% — e compromete a região dos olhos, nariz, pulmões, pele e até mesmo o cérebro do paciente, além de existir um risco potencial de infecção generalizada.

É interessante notar que essa ordem de fungos é onipresente em todas as regiões do mundo. O próprio bolor nos alimentos é causado por esse grupo, e sua inalação é cotidiana. Por outro lado, pessoas com o sistema imunológico debilitado ou fragilizado por algum fator — no atual caso, a Covid-19 — podem desenvolver sérias complicações devido ao patógeno.

“Os casos de infecções por mucormicose em pacientes com a covid-19 após sua recuperação são quase quatro, ou cinco, vezes mais numerosos do que aqueles detectados antes da pandemia”, disse Atul Patel, especialista em doenças infecciosas de Ahmedabad e membro da equipe de enfrentamento à covid-19 desse estado.

“A mucormicose, se não tratada, pode ser fatal”, alertou o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), agência científica responsável por fornecer respostas ao governo, em uma série de indicações sobre seu tratamento postadas no Twitter.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.