IBGE divulga pesquisa sobre saúde dos brasileiros

IBGE divulga pesquisa sobre saúde dos brasileiros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (10) a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), um amplo estudo sobre a saúde dos adultos brasileiros. Os números trazem uma ampla análise sobre diversos aspectos relacionados o bem estar, tais como hábitos alimentares, tabagismo, consumo de bebida alcoólica e a prática de exercícios físicos. Os dados também apontam para a saúde mental, com a estimativa de adultos diagnosticados com depressão.

Ao longo do segundo semestre de 2013, em parceria com o Ministério da Saúde, o IBGE visitou cerca de 80 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país. A PNS também pesquisou se a população entrevistada foi diagnosticada por alguma das 11 principais doenças que juntas ocasionam mais de 70% das mortes no país.

Os principais dados: No período analisado, em 2013, a PNS comprovou que cerca de 37% da população maior de idade consumia frutas de acordo com a proporção estimada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados também atestam que 46% das pessoas não praticavam atividade física em nível suficiente.

Outros dados:
37,2% da população adulta consumiam carne ou frango com excesso de gordura
24,0% dos adultos ingeriam bebidas alcoólicas uma vez ou mais por semana
46,0% dos adultos eram insuficientemente ativos e 28,9% assistem à TV em excesso
12,7% dos adultos eram fumantes diários e 17,5% eram ex-fumantes
52,3% dos fumantes cogitaram parar devido às advertências nos maços de cigarros
6,2% dos adultos foram diagnosticados com diabetes e 12,5% com colesterol alto
4,4% dos adultos foram diagnosticados com asma ou bronquite asmática

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 27 milhões de pessoas com problemas na coluna. Já os casos de pessoas com hipertensão arterial, atingia 21,4% da população com 18 anos ou mais de idade, em 2013

Mais informações estão disponíveis no site www.ibge.gov.br. A PNS será tema do debate do Saúde No Ar desta sexta-feira (13), na Rádio Excelsior AM 840. O programa vai ao ar das 10h às 11h.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.