I Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação Social para as Pessoas e o Planeta

I Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação Social para as Pessoas e o Planeta

Acontece em Salvador, entre os dias 19 a 21 de julho de 2022 o I Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação Social para as Pessoas e o Planeta. O evento pretende ser o primeiro passo de um processo duradouro de consulta e diálogo para apreciar o estado da arte. Bem como conhecer tecnologias sociais e inovação, discutir mecanismos de facilitação tecnológica. Acelerar a apropriação de novas tecnologias e promover o protagonismo das comunidades nos processos de inovação e formulação de políticas. Através de metodologias de co-criação, ciência cidadã e governança compartilhada. As inscrições acontecem através do site oficial, do evento.

 

Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é um apelo mundial à ação. Para combater a desigualdade, a fome e a pobreza; para mitigar e aumentar a resiliência aos efeitos da mudança climática. Bem como para preservar e restaurar a biodiversidade e os ecossistemas terrestres e marinhos. Para assegurar que toda a humanidade possa desfrutar de paz e prosperidade global e, como objetivo maior, “não deixar ninguém para trás”.

Dessa forma, a escolha da Tecnologia Social como instrumento para implementação da Agenda 2030 exige uma discussão a respeito do marco conceitual. Não por preciosismo, mas porque envolve um campo de embate com a corrente dominante tanto nas discussões teóricas sobre tecnologia e inovação quanto nas formas de se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Assim, o evento tem o objetivo geral de reforçar a relevância das tecnologias sociais como instrumento, no âmbito dos Mecanismos de Facilitação Tecnológica (TFM) da ONU, para a implementação dos ODS.

Além disso, acontece durante o evento o Anúncio da próxima edição do Fórum Internacional na África, em 2023.

 

Campanha Vidas Importam