Portal Saúde no Ar

 

HRCC é o primeiro hospital público do interior da Bahia a realizar cirurgia cardíaca

Um paciente de 70 anos, morador do município de Guaratinga, foi submetido a um procedimento de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como ponte de safena, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.  Quando as artérias do coração estão entupidas o simples ato de caminhar, subir escadas, é uma grande dificuldade e muitas vezes não é possível realizar. Após o procedimento cirúrgico, o paciente passou fazer essas ações que antes não podia.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou na terça- feira (26/08) no HRCC que é um objetivo do governo do estado decentralizar os serviços de alta complexidade da capital e esse tipo de cirurgia passa a ser feita nas cidades do interior.

“Em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau já realiza mais de 180 cirurgias ortopédicas, procedimentos neurocirúrgicos e implantes de marcapasso e desfibrilador cardíaco. Agora entra para o rol de procedimentos a revascularização do miocárdio e as trocas valvares”, afirma o secretário, ao lembrar ainda que estes procedimentos serão realizados em breve em Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista, dentre outras localidades.

De acordo com o cardiologista e diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, “a partir de setembro estão previstas dez cirurgias por mês, mas a capacidade instalada é de até 20 procedimentos mensais”, afirma o diretor.

Fonte: Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.