Homens que postam selfies exageradamente têm mais chance de apresentar traços de narcisismo e psicopatia, aponta um novo estudo da Ohio State University, publicado na revista Personality and Individual Differences.
A pesquisa contou com 800 homens, na faixa etária entre 18 e 40 anos, que foram submetidos a questionários-padrão de comportamentos antissociais e de auto-objetificação. Após preenchimento, os pesquisadores analisaram os dados com os hábitos fotográficos dos respondentes.
Resultados apontam que os participantes que postavam mais selfies, são mais propensos à psicopatia, auto-objetificação e narcisismo. O estudo também revela que os indicadores de narcisismo são ainda mais altos, entre aqueles que editam selfies antes da postagem – aprimorando sua imagem por meio de photoshop.
De acordo com a pesquisadora-chefe do estudo, Jesse Fox, os participantes do estudo, embora tivessem um comportamento mais anti-social que a média, não apresentaram indícios patológicos de psicopatia. No entanto, o estudo aponta que nem todos os maníacos por selfie são psicopatas.
A pesquisadora acredita que existe um ciclo vicioso de auto-objetificação. Ela salienta que pessoas mais narcisistas postam mais selfies, assim como likes e comentários, o que incentivam o narcisismo.
L.O.