As pessoas com deficiência física ou mental serão homenageadas na próxima segunda-feira (21.09), às 15h, em sessão especial, na Assembléia Legislativa. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais.
O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
A data é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social. A iniciativa partiu da presidente da Comissão dos Direitos da Mulheres, deputada Fabíola Mansur e será realizada em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, presidida pelo deputado Marcelino Galo.
A.V.

















